Análise documental

Análise Preventiva de riscos e danos na compra e venda de imóveis.

Em qualquer transação imobiliária, a verificação dos documentos é muito importante para que o comprador não seja pego de surpresa com questões que podem até custar a perda do imóvel.

Comprar e vender um imóvel está longe de ser um tipo de negociação como outro qualquer. E um processo fundamental nesse tipo de transação, adotado por imobiliárias e bancos que concedem financiamento imobiliário, é a fase de análise documental, que deve ser sempre muito criteriosa.

 

Como é feita a análise documental?

Uma análise documental criteriosa possibilita a visibilidade de diversos problemas que podem impactar numa transação imobiliária. Veja algumas das análises que são feitas por nosso time.

Analisaremos os seguintes documentos

  • Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal;
  • Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos;
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho;
  • Certidão Negativa de Débitos (IPTU);
  • Certidão Negativa de Débitos Condominiais;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos na receita Federal

 

Quais resultados serão apresentados?

  • Quem de fato é o proprietário e vendedor do imóvel, o que evita fraudes e golpes;
  • Se o imóvel possui algum tipo de ônus ou irregularidade que possa impossibilitar o seu registro e, com isso, impedir a efetiva transferência da propriedade;
  • Se o imóvel é livre e desimpedido de dívidas, cobranças fiscais, administrativas ou processos trabalhistas, que podem acarretar em penhoras ou bloqueio do bem;
  • Se imóvel está envolvido em alguma disputa judicial, na qual uma outra pessoa possa se tornar proprietária do bem;
  • Qual é o passado de seu atual proprietário e os antecessores? Ao saber isso, é possível evitar questionamentos a respeito de fraude contra credores e execuções.

 

Importante para o comprador e para o vendedor.

A análise documental é importante não apenas pra quem vai comprar um imóvel. Ela é fundamental, também, pra quem vai vender. Afinal, muitas vezes, ao se decidir pela venda de um imóvel, um proprietário pode não saber de alguma questão pregressa e se surpreender com algum tipo de impedimento, podendo superá-lo antes da conclusão do negócio.

Normalmente, nas compra sem financiamento, a fase de análise documental é iniciada logo após a assinatura do Compromisso de Compra e Venda. Já nas compras financiadas, essa diligência começa logo após a identificação do pagamento do sinal.

Saiba mais sobre analise documental entrando em contato com um de nossos especialistas.

 

Porque contratar uma empresa especializada em análise documental?

A análise documental ajuda a garantir que o processo de compra e venda seja seguro, evitando problemas futuros como processos judiciais, multas e sanções que possam ocorrer caso haja algum erro ou irregularidade na documentação.

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Sobre a empresa

A Valor Assessoria Imobiliária é uma empresa especializada no Ramo imobiliário, atuamos desde 2017 ofertando a nossos clientes e parceiros serviços especializados, tais como: Analise Documental, Serviço de Despachante Imobiliário, Compra e Venda, Regularização de Imóveis, Assessoria em Inventário Extrajudicial, Assessoria em Usucapião Extrajudicial e Proteção Patrimonial.

Possuímos um time completo composto por Consultor Imobiliário, Despachante Documentalista, Advogados, Contadores, Topógrafo e Engenheiro Agrimensor. Prestamos nossos serviços em Salvador/Ba e região metropolitana.

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