Assessoria completa no trâmite de documentos junto a órgãos públicos e privados.
O Despachante Imobiliário é o profissional especializado no trâmite de documentos junto a órgãos públicos e privados. Sua atuação abrange os Cartórios de Registro de Imóveis, Tabelionatos de Notas, Sefaz Municipal, Sefaz Estadual, SEDUR – Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, SEMARH – Secretaria de Meio ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Ibama, Receita Federal, SPU (Superintendia de Patrimônio da União) entre outras, assim como em demais segmento privados.
O Despachante Imobiliário exerce um papel fundamental no encaminhamento e desembaraço de documentos essenciais no exercício da cidadania. Além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados pelas exigências legais.
Na prática, quais as funções de um despachante imobiliário?
Um despachante imobiliário é responsável por várias atividades que devem ser feitas com muito cuidado. E como já visto, é fundamental ter conhecimentos em áreas como direito imobiliário, tributário, civil e administrativo. Dentre as funções, estão:
Qual a diferença entre despachante imobiliário e corretor de imóveis?
O despachante imobiliário e o corretor de imóveis são profissionais distintos que desempenham funções diferentes no mercado imobiliário.
O corretor de imóveis é um profissional responsável pela intermediação de negócios imobiliários, como compra, venda, locação e avaliação de imóveis. Ele atua como um intermediário entre compradores e vendedores, oferecendo orientação e consultoria para ambas as partes. O corretor de imóveis deve ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e pode trabalhar de forma autônoma ou ser contratado por uma imobiliária.
Já o despachante imobiliário é um profissional que presta serviços de assessoria e consultoria em transações imobiliárias, como compra, venda, locação e regularização de imóveis. Ele é responsável por lidar com toda a burocracia envolvida nessas transações, como coleta e organização de documentos, pagamento de taxas e impostos, obtenção de certidões, registro de imóveis, entre outras atividades. O despachante imobiliário pode trabalhar de forma autônoma ou ser contratado por empresas do ramo imobiliário, como imobiliárias e construtoras.
Serviços prestados por nossa equipe.
Cartório Registro de Imóveis
Averbação de Alteração de Endereço;
Tabelionato de Notas
Prefeitura Municipal
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A Valor Assessoria Imobiliária é uma empresa especializada no Ramo imobiliário, atuamos desde 2017 ofertando a nossos clientes e parceiros serviços especializados, tais como: Analise Documental, Serviço de Despachante Imobiliário, Compra e Venda, Regularização de Imóveis, Assessoria em Inventário Extrajudicial, Assessoria em Usucapião Extrajudicial e Proteção Patrimonial.
Possuímos um time completo composto por Consultor Imobiliário, Despachante Documentalista, Advogados, Contadores, Topógrafo e Engenheiro Agrimensor. Prestamos nossos serviços em Salvador/Ba e região metropolitana.
Av. da França, 393 – 2º andar – Comercio, Salvador – BA, 40010-000